sábado, 30 de maio de 2015

Educação no Rio de Janeiro (REPORTAGEM)

Reportagem sobre as avaliações da educação no município do Rio de Janeiro
Postado por: Declev Dib-Ferreira  01/07/2011 em Diversos colaboradores, Livros e artigos.

Reflexões e Desabafos:
Saiu uma reportagem na Revista Educação sobre a metodologia das avaliações levadas a cabo na rede municipal do Rio de Janeiro.
Fui procurado pela jornalista uns dois meses atrás, por conta de minhas inserções no Twitter, no Facebook e no blog, então tenho pequena participação no artigo.
Ela buscou boas fontes de informação, inclusive na própria secretaria de educação.
É um bom texto para refletirmos sobre o assunto.
Queremos, de fato, melhorar a educação dos mais desfavorecidos (aqueles que frequentam a escola pública), ou queremos melhorar os índices, os números, as notas, a imagem da escola pública?
Como venho discutindo insistentemente, para mim podem não ser, necessariamente, a mesma coisa.
Gosto sempre de frisar, nos meus escritos, certas frases para não me entenderem mal. Desta vez, digo: não sou contra sistemas de avaliação.
Sou contra esses que aí estão, como sendo únicos e verdadeiros.
Afinal, ninguém entra na minha sala, ninguém acompanha meu trabalho de perto, ninguém conversa tete a tete com meus alunos, ninguém me pergunta o que estou precisando, ninguém acompanha a escola no dia a dia para realmente avaliar nosso trabalho.
Ninguém sabe, portanto, o que se esconde atrás dos números.
Posso dizer que um copo está 50% cheio ou dizer que um copo está 50% vazio, e estarei dizendo a verdade absoluta.






 REFERÊNCIA:

www.diariodoprofessor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário